sábado, 30 de julho de 2011

Meu primeiro cabelo branco

Ás vezes me dá uma preguiça de postar, mas as vezes se eu não escrever o que me incomoda, é como se uma comida podre tivesse querendo sair do meu estômago e eu preciso botar isso tudo para fora, se é que me entendem.
Hoje vou falar sobre meu primeiro fio de cabelo branco. Meu cabelo não está lá grande coisa, parecer que sempre quando volto de viagem ele fica sem vida, por isso agora me olhei no espelho e me assustei. Alias passei mais tempo de que devia olhando a droga do meu cabelo e pensando o que podia para melhorar seu aspecto, por isso, ao avistar um fio fininho branco brilhante, me assustei. Vi o tempo passando no reflexo da minha imagem. Nos meus ombros senti o poder que ele tem sobre o meu corpo e no meu modo de agora encarar a vida.
O tempo passa feito uma bala de revolver e com uma força implacável. Ainda com os olhos fixados em meu reflexo, analisei o fio de cabelo branco, e entrei num desespero mudo. Mas como assim branco, se ainda estou na casa dos 20 anos de idade?

O tempo me pareceu uma madrasta cruel, pois de uma hora pra outra, minha autoestima teimava a vergar diante da vaidade. Num gesto ignorante já queria logo arrancá-lo, mas pensei: - Esse fio branco é consequência de vida, vida essa que vivi, vivo e ainda viverei muito.

Esse fio branco pode ter nascido da preocupação escolar, o fio pode ter vindo dessa pressão sem fim que a vida nos impõe, traumas. Pode ser resultado do primeiro amor não correspondido ou da primeira desilusão. Acho que deve ser resultado da febre de alguma doença, curável, mas dolorosa. Pode ser causa de um sonho não realizado e que tive que deixar pra lá...
Quem sabe pode ter sido por brigas banais e corriqueiras que a convivência provoca. 
Esse frio branco pode ter vindo, do primeiro texto que parecia mais rascunho. Com certeza esse frio branco é resultado de vida, minha vida para ser exato. A vida que caminha lado a lado com o tempo e que de mãos dadas já começa a colocar marcas em meu corpo. 
Viver dão rugas e cabelos brancos, mas também oferecem a sabedoria para admirá-los. Estou velho, coroa? Não! Eu estou vivo, cultivando ações que me dêem mais cabelos brancos e rugas talvez.
O tempo senhor de tudo continua passando e eu ainda em frente ao espelho olhando, o fio branco reluzente e insistente que brilha em minha cabeça. Posso agora dizer sem titubear: - esse fio branco é apenas o começo de uma cabeleira alva, eu ainda posso usar shampoo tonalizante, se também, claro, o tempo não me levar os cabelos.

Nenhum comentário: